Como garantir a segurança de funcionários e equipamentos contra quedas acidentais


10/12/2016 - Pashal


A execução de qualquer obra em construção oferece riscos aos trabalhadores que nela estão e aos moradores de regiões próximas, por isso, é de suma importância que medidas de segurança sejam tomadas em cada execução, prezando pela proteção coletiva e a integridade da obra em questão. As medidas de segurança adotadas dizem respeito a vários fatores, que são o tipo, qualidade e estado de conservação dos equipamentos utilizados, acessórios de segurança a serem utilizados pelos trabalhadores, organização do espaço, organização administrativa, e diversos outros pontos de observação.

 

Todas as medidas que garantem a segurança dos funcionários e equipamentos nas construções obedecem a três grupos prioritários, que são as medidas de proteção coletiva, de organização do trabalho (ou administrativas) e de proteção individual. Já a avaliação dos equipamentos e máquinas deve obedecer aos princípios de falha segura.

 

Medidas básicas de segurança em construções

 

Algumas medidas podem ser adotadas em qualquer obra para melhorar a segurança dos funcionários e equipamentos, que são:

  • Instalações: áreas de circulação e perigo devem ser devidamente demarcadas, mantendo as áreas de circulação completamente desobstruídas; os materiais alocados em lugares de armazenamento específico.
  • Pisos: devem ser nivelados, limpos e livres de objetos ou quaisquer materiais que ofereçam riscos, adequados para prevenir riscos de acidentes com graxas, óleos e outras substâncias utilizadas e devidamente demarcados de acordo com os sistemas oficiais de sinalização.
  • Máquinas: As instalações devem respeitar os requisitos mínimos fornecidos pelos fabricantes ou por um profissional especializado, posicionadas respeitando a distância mínima entre elas, assim como seus espaços devem ser adequados ao tipo de operação. Todas as suas instalações devem possuir medidas preventivas contra possíveis instabilidades, seja de movimento, carga ou descarga de energia, como choques e curtos.

Todos os dispositivos elétricos e mecânicos utilizados na obra devem estar equipados com sistemas de parada de emergência, posicionados em locais de fácil acesso e visualização.

Como garantir a segurança de funcionários e equipamentos contra quedas acidentais